segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Fuá Mayê no Guia Entrada Franca

GUIA ENTRADA FRANCA - http://www.guiaentradafranca.com.br

10/12/2011

Fuá Mayê - Cultura Popular Brasileira

"As tradições folclóricas são muito fortes e ricas, mas precisam contar com iniciativas que as valorizem, senão esse saber vai acabar se perdendo".

Ainda bem que existem estas iniciativas! Fuá Mayê, grupo que apresenta e divulga a cultura brasileira, é um bom exemplo disso. E o desabafo inicial é de sua líder, Candice Araújo, artista, fundadora e coordenadora do grupo.

O grupo surgiu há quase cinco anos e, desde então, trabalha na pesquisa e divulgação das manifestações culturais de todas as regiões do Brasil, realizando apresentações de danças folclóricas e ministrando cursos e oficinas.

Os participantes do Fuá Mayê são atores, bailarinos, músicos, pesquisadores e artista que se identificam com o tema e com o grupo. "Os novos integrantes são escolhidos mediante audição com banca composta por artistas convidados ou por meio de um convite nosso", conta Candice Araújo.

Fuá Mayê, no dialeto nagô, significa dança eterna ( Fuá = dança ; Mayê = eterno). E a dança é, sem dúvida, a marca registrada do grupo. São shows com os ritmos brasileiros como coco, maracatu, samba de roda do recôncavo baiano, forró. Baião, cacuriá, lundu. Manifestações culturais e folclóricas do país.

O samba de roda, por exemplo, incorporado pelo grupo há cerca de dois anos, surgiu no século XIX no estado da Bahia, e com forte expressão no Recôncavo Baiano. Em 2004, foi tombado como patrimônio imaterial, pelo seu valor artístico, cultural e religioso
A tarefa de divulgar a nossa cultura nem sempre é fácil. "Temos muitas dificuldades como falta de apoio, patrocínio,transporte mas a maior delas é a falta de uma sede própria onde possamos ensaiar e desenvolver nossas atividades de oficinas e pesquisas", explica a coordenadora.

É assim. Como o folclore, o grupo sobrevive. Fuá Mayê faz por nossa cultura o que poucos fazem. Resgata, divulga, valoriza.

Saiba mais: http://encontrofuamaye.blogspot.com/

 
Fonte: http://www.guiaentradafranca.com.br/noticia.php?idUrl=271

Nenhum comentário:

Postar um comentário