terça-feira, 26 de outubro de 2010

FUÁ MAYÊ CULTURA POPULAR BRASILEIRA - CARIMBÓ



Fuá Mayê apresentando o Carimbó na Fundação Helena Antipoff. 
Ibirité  30/05/09.

CARIMBÓ

O Carimbó é considerado um gênero musical e uma dança regional de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se e recebeu outras influências. Dessa forma, revela traços culturais lusitanos, negros e índios.

Seu nome, em tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó. O carimbó tem influência negra, presente no ritmo percussivo e influências portuguesas (os estalos dos dedos e palmas em algumas partes da dança) e europeias em geral, recebendo a carga melódica dos povos colonizadores.

Surgida em torno de Belém na zona do Salgado (Marapanim, Curuçá, Algodoal) e na Ilha de Marajó, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a lambada e o zouk.

 
Na forma tradicional é acompanhada por tambores feitos com troncos de árvores. Costumam estar presentes também: reco-reco, violá, ganzá, banjo, duas maracás e flauta. A união desses instrumentos deu à música do carimbó um ritmo único, envolvente e extremamente sensual.

Sendo a música preferida pelos pescadores marajoaras, embora não conhecida como carimbó até então, o ritmo atravessou a baía de Guajará e veio até as praias do Salgado paraense. Em alguma região próxima às cidades de Marapanim e Curuçá, o gênero solidificou-se, ganhando o nome que tem hoje.





Nenhum comentário:

Postar um comentário